Não são só os empresários que já perceberam que uma equipe motivada faz a diferença e que pode ser o diferencial da empresa. Um cliente consegue facilmente identificar o quanto uma empresa está motivada e quanto os funcionários gostam de trabalhar nela. O interior reflete no exterior, e quando se trabalha feliz, o colaborador atende melhor o cliente e sente orgulho do que está fazendo. O dicionário define motivação como “Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento”. Assim, fica fácil perceber que se a motivação é negativa o resultado não teria como ser positivo, e, se a motivação é positiva culmina num resultado positivo.
Para que sua empresa seja reflexo da motivação, separamos algumas dicas para aprimorar a cultura motivacional da sua equipe:
Seja exemplo: Não é certo pensar que o exemplo não está ligado a este aspecto, pois, na verdade, é quase um fator determinante. Quando se pretende incentivar ou motivar outras pessoas, tem que começar por si próprio. Pode-se dizer que motivação é contagiante, quando se tem como exemplo uma pessoa engajada, o objetivo passa a tentar ser e trabalhar como esta pessoa.
Relacionamento entre a equipe: Incentivar o relacionamento entre a equipe é extremamente importante para mantê-la unida e coesa. Uma equipe coesa reflete em resultados, pois se encontrará estimulada a dar o seu melhor e a ser mais engajada. Este método pode parecer simples, mas ao garantir um ambiente de trabalho alegre, participativo e de cooperatividade o trabalho se torna mais natural e produtivo. E, é relevante ultrapassar este relacionamento as paredes da empresa. Promover confraternizações que envolvam os familiares, proporcionando momentos de integração entre empresa, funcionários e familiares e praticas esportivas entre os colaboradores.
Cultura de Feedback: Instaurar uma cultura de feedback é fundamental, e, não somente, o líder da equipe repassar o desempenho da equipe, mas ser aberto para ouvir os que os colaboradores têm a acrescentar. Funcionários conseguem enxergar problemas e situações diferentes dentro da empresa, por isso, observam soluções e melhorias que devem ser feitas. Esta prática deve ser aplicada pessoalmente, dando a devida importância para cada um. A real relevância do feedback é deixar o funcionário ciente de seu desempenho, do que precisa melhorar e no que está agindo corretamente, assim, a sua visão se expande e seu trabalho melhora, pois sabe exatamente o que é esperado dele e quais áreas precisam de atenção.
É válido sempre lembrar que uma equipe motivada reflete a empresa, assim, leva seu nome com maior dedicação, transformando a visão de quem está do lado de fora!