Como investir em tecnologia para atingir redução de custos e criar vantagem competitiva

Em um texto anterior falamos sobre a atual conjuntura econômica e como isso tem impactado os negócios e o consumo. Já escrevemos aqui no Blog que o ano de 2016 não será de uma economia fácil e favorável. Acredita-se que uma recuperação econômica fique para o próximo ano. Devido a esses fatos, um dos principais segredos das empresas que passarão pela crise é manter e não abrir mão de bons investimentos, que gerem maior competitividade.

Ou seja, não cometer um erro muito comum de não se planejar e cortar custos de maneira irracional no curto prazo. Na ânsia por melhorar os resultados, muitas companhias buscam a redução de custos a qualquer preço e deixam de enxergar boas oportunidades, ou prejudicam a qualidade do produto. Vislumbram apenas o corte de gastos e o resultado imediato já no balanço do mês seguinte. Esse não é o melhor caminho.

Uma redução de custos que seja vantajosa precisa ser planejada, e existem boas alternativas de investimento em épocas de crise.

“Pensar fora da caixa”

Quando o assunto é reduzir custos e promover o corte de gastos é preciso ir além. O “pensar fora da caixa” tem que ser usado nestes períodos, não somente para criar novos produtos. Se torna necessário ser inovador em investimentos que reduzam custos e aumentem a eficiência da empresa. Nestas épocas de crise econômica a tecnologia pode ser a principal aliado. Processos bem desenhados e enxutos impactam diretamente nos negócios de qualquer empresa, mas a médio/longo prazo. O retorno de investimento é perceptível quando são realizados aportes assertivos em tecnologia, porém é preciso agir com paciência para que os resultados sejam atingidos e consiga-se combinar as expectativas dos envolvidos.

Vantagens do uso da tecnologia

Investimentos planejados em determinadas tecnologias podem trazer benefícios como o aumento da produtividade dos colaboradores e a otimização de recursos. A área de compras é onde a empresa mais sente os benefícios de um investimento bem feito em tecnologia e otimização de processos. O e-procurement e as aplicações de Sourcing são exemplos destas tecnologias que trazem resultados e são modelos otimizados de compra de produtos e/ou serviços através da internet que se integram aos sistemas de gestão das empresas. É um método simples, mas muitas organizações ainda não descobriram as vantagens da automatização dos processos de compras.

Investir na implementação de tecnologias como o e-procurement e o Sourcing é sinônimo de redução de custos com atrasos de entrega, diminuição do tempo da equipe de compras focado em tarefas operacionais e, principalmente, escolha dos melhores fornecedores e negociação dos melhores preços de acordo com as necessidades da sua empresa. Ao mesmo tempo, a automação destes processos promove a competitividade saudável entre os mais diversos fornecedores.

Concluindo

Os motivos para apostas em tecnologia são inúmeros, entretanto, é preciso coragem para levantar esta bandeira e defender os investimentos mesmo com cortes dentro das companhias. Com a união de processos e tecnologia será possível melhorar os procedimentos e descobrir as melhores oportunidades de negócios.

Para te ajudar a gerir o setor de compras da sua empresa, a CorporativoSupply ainda conta um sistema que permite gerar relatórios dos produtos pedidos durante o mês e apresenta visualmente os valores e qual produto foi mais pedido, assim, gerando maior controle sobre as compras da empresa. Além de ser uma plataforma completamente online e que permite que suas compras sejam realizadas diretamente com contato com o fornecedor, sem precisar se deslocar ou utilizar o telefone, permitindo que o setor de compras foque em novas estratégias de planejamento que ofereçam vantagem para a empresa.

cAWmhAMmz2MKLyjrx4IpZfGC2mX9_Qzc9ru2mWeNREQJIIKGbyfDlwxNJAJf0vt7156A1n1OpIhGk5KSTDX2VSHfF_TnQMgjhmffhj_gNRiv4ljWKTE23Z4bLpCxJO7uEfaOAq8

Leave a reply