O departamento de compras é um setor a ser observado e explorado, já que é um setor decisivo onde há maior transação de capital e influencia diretamente nos seus estoques, relacionamento com os clientes e consequentemente ao lucro, pois pequenas reduções no custo das aquisições podem refletir no sucesso financeiro da empresa.
Como já citado no texto “Gestão de compras: de operacional à estratégica”, não basta apenas comprar, é preciso comprar bem, procurando obter maior vantagem.
Esta evolução do setor de compras é fruto de outras evoluções como a da globalização, tecnologias, fornecedores mais especializados, entre outros. Todos estes fatores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor agregado ao consumidor final.
Durante todo este mês, falamos de como usar a tecnologia como suporte na gestão de compras, e hoje abordaremos o Just in time para ser usado em conjunto com a tecnologia.
Just in Time
O Just in Time tem sua origem no Japão e trata-se de uma proposta de sistema de administração da produção, onde há reorganização do ambiente produtivo. Visa o melhoramento dos processos de produção para se alocar a matéria prima, na quantidade e no tempo necessário, onde nada deve ser comprado, transportado ou produzido antes da hora, ou seja, tudo é feito segundo a demanda. Esta determinação evita desperdícios, locação de armazéns desnecessariamente, entre outros gastos, além de possibilitar um melhoramento contínuo no processo de produção e satisfação do cliente.
Objetivo do JIT
O objetivo do setor de compras no JIT (just in time) é coordenar o fluxo contínuo de suprimentos de modo a atender às demandas de produção, de modo que se possa comprar os materiais de melhor qualidade por melhores preços. Para que este método seja efetivo, é interessante que se tenha o menor número possível de fornecedores, e de modo fixo garantindo a estabilidade e frequência no fornecimento dos materiais.
A gestão deve procurar alternativas para reduzir o estoque (também temos um artigo falando sobre a gestão de estoque) ao longo da cadeia de abastecimento, a fim de otimizar o espaço utilizado na planta.
Benefícios do Just In Time
- Qualidade e flexibilidade no processo de compras.
- Rápida conversão dos materiais;
- Menor desperdício
- Melhoria do volume de estoques.
- Menores custos de estocagem.
- Redução do trabalho em processo
- Redução de agendamentos e rastreamentos;
- Facilidade na cadeia logística
- Redução do custo do produto.
- Rapidez no prazo de entrega.
Conclusão
Empresas que pretendem reduzir seus gastos tendo uma boa gestão de compras e otimizando o espaço do estoque, além de ter a possibilidade de organizar melhor sua logística de entrega de produtos finais, podem fazer o uso do Just In Time, que é uma proposta japonesa de administração onde nada deve ser comprado, transportado ou produzido antes da hora, ou seja, tudo é feito segundo a demanda.