Como escolher os fornecedores para empresas corporativas com base em competências (parte 1)

Muito se sabe sobre a importância do setor de compras das empresas. As aquisições corporativas em suprimentos e matéria prima são responsáveis por boa parte dos gastos das organizações, principalmente industriais. E, um grande fator de sucesso ou fracasso da área é a boa ou má escolha dos fornecedores.

Portanto, os encarregados do setor devem trabalhar de forma minuciosa na seleção daqueles que serão os melhores fornecedores da empresa. Toda esta situação, é um fator que proporcionará redução de custos, atenção ao estoque, otimização do tempo e melhor gestão de compras.

Pois bem, ao começar a estratégia de compras, deve-se categorizar os valores de cada setor da empresa, quais produtos são mais importantes, merecem maios atenção, são mais difíceis de serem negociados e por ai vai. A partir dai, se escolhe qual a estratégia a empresa irá adotar, ela pode ser voltada a redução de custos, a qualidade ou a entrega no prazo.

Definida a estratégia, que pode ser feita usando diversas ferramentas, como estas que já falamos aqui no Blog, é a vez da escolha dos fornecedores, é claro que mesmo que a estratégia da empresa seja voltada para a redução de custos, não quer dizer que não se deve dar atenção a qualidade do material a ser adquirido e ao prazo de entrega que este fornecedor propõe.

Então, ao escolher um fornecedor ou mais de um, preciso estar atento a algumas informações importantes para que possa haver uma negociação.

Pesquise o mercado

Realizar uma pesquisa dos fornecedores disponíveis, avaliar propostas minuciosamente, conhecer cada detalhe dos produtos dos fornecedores, preços, qualidade. Todos estes fatores proporcionarão uma melhor negociação posteriormente, quando uma quantidade mínima de fornecedores já tiver sido selecionada. Além disso, está pesquisa trará mais segurança quando tiver que finalmente tomar alguma decisão. E, também, antes de optar por algum fornecedor, se terá conhecimento do quanto os concorrentes gastam e quais são os melhores tipos de fornecedores para o seu empreendimento em específico.

Entregas e prazos

Se a estratégia adotada pela a sua empresa for relacionada ao prazo de entrega, este fator merece atenção especial no momento da escolha do fornecedor. Então, preste atenção se o seu fornecedor cumpre todos os acordos preestabelecidos. Certifique-se que ele se preocupa tanto quanto você com prazo de entrega e qualidade da entrega. É crucial que seu fornecedor não falhe nesse processo, uma vez que é a imagem da sua empresa que está em jogo. Se algum erro for cometido pelo seu fornecedor, seu cliente irá culpar sua marca. E os fornecedores devem ter e demonstrar seriedade e comprometimento com os prazos, além de segurança e confiabilidade na entrega de um pedido ou na prestação de um serviço. Executar sempre o combinado na entrega ou na prestação, e cumprir rigorosamente com os prazos são diferenciais que devemos cobrar sempre de nossos fornecedores.

Qualidade dos produtos

A mesma situação de quando a estratégia está voltada para os prazos de entrega, quando a estratégia é voltada a qualidade dos produtos, esta etapa de análise merece extrema atenção. Vale questionar se o que o fornecedor te oferece tem tanta qualidade quanto o produto final ou serviço que você tem. Seu cliente irá notar a baixa qualidade de uma peça ou produto e se isso é importante pra ele. Focar na qualidade dos produtos é focar na satisfação do cliente. Portanto, é essencial que uma empresa conheça qual a qualidade dos produtos e serviços dos fornecedores que pretende contratar. Ter um feedback de outras empresas que já usufruíram dos mesmos produtos e serviços é uma forma mais rápida de comprovar essa qualidade.

Vale lembrar que qualidade dos fornecedores é entregar aquilo que atende as suas expectativas, porque ele terá impacto crucial na satisfação dos seus clientes.

Preço

Aqui o pressuposto é os mesmo dos dois anteriores, a estratégia voltada a redução de custos deve dar uma atenção específica para esta parte. Lembrando que reduzir custos, não é apenas reduzir a qualidade da aquisição, mas sim buscar fornecedores que possuem qualidade semelhante ou igual, mas com preços e condições mais competitivas.

Analisar os preços do fornecedor, e por em prática o seu poder de negociação é importante. Em alguns casos, os preços mais elevados apresentam maior qualidade de produto, e para não perder a satisfação dos clientes com os produtos, vale negociar os preços com o fornecedor. Deve-se sempre se preocupar com o custo-benefício e com as expectativas de seus clientes: pagar um pouco mais por um produto ou serviço que terá uma maior durabilidade ou rendimento pode ser o melhor negócio para nossa empresa, partindo do pressuposto de um Retorno sobre Investimento das mudanças. E, é  importante voltar ao planejamento financeiro e avaliá-lo. Seus parceiros precisam oferecer um serviço viável, por valores que estejam dentro do seu orçamento e não comprometam o preço final do seu produto, seu fluxo de caixa ou seu capital de giro. Não deve-se esquecer da premissa de que, para vender, será preciso cobrir o custo de produção e acrescentar uma margem de lucro.

Concluindo

Além de pesquisar o mercado, analisar os prazos, preços e qualidade, deve-se estar atento a mais especificações, como transparência e competência, flexibilidade e agilidade. Destas competências abordaremos no próximo post do Blog, não deixe de conferir. Mas o principal, quanto se trata de fornecedores é adotar um bom relacionamento com os mesmos. Procure sempre fornecedores que apresentem estas características.

E, um bom fornecedor é aquele que está disposto a te ajudar a fazer seu negócio crescer. Não existe um melhor ou pior fornecedor, mas sim, aquele que consegue suprir todas as suas necessidades. Basta você colocar essas limitações e restrições na hora da escolha. Fazer essa escolha de forma sabia resultará em bons frutos para você e seus clientes!

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