Quando está gerenciando um negócio, surgem milhares de preocupações, como investidores, fornecedores, clientes, funcionários e, o mais temido de todos, a concorrência. Ela assusta porque traz a impressão de negatividade, perda de clientes e prejuízo, mas não é bem assim. Os concorrentes podem ser um fator determinante de aprendizado sobre o que não fazer, aprender com os erros deles, e sobre o que fazer, a partir da análise destes erros.
O significado da palavra concorrência é competição e está ligada a diversas áreas. Em competições esportivas a concorrência é o time ou atleta rival. Na área da economia, são várias ofertas competindo umas com as outras, e no campo empresarial, são empresas do mesmo segmento ou segmento similar que competem por maior espaço no mercado. Para caracterizar um concorrente, não necessariamente, ele está oferecendo concorrência no momento, mas possui o potencial de propiciar algum tipo de risco no futuro.
Para levar o fato de a concorrência existir ao seu favor, é preciso enxergar a oportunidade em lugar da ameaça. Para isso, é necessário se atentar para os pontos fracos do concorrente, e tentar transformar essas fragilidades, em seus pontos fortes, estruturando-os em seu diferencial. A análise SWOT é uma ferramenta muito bacana para selecionar e separar as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, já falamos sobre ela aqui, não deixe de conferir. Estudar seus concorrentes é uma ótima uma forma de saber como eles estão trabalhando, o que tem dado certo e o que anda lhes tirando o sono, entre no site dele, leia notícias, acompanhe as redes sociais.
E para gerar um diferencial competitivo, realizar atividades com qualidade e assim disparar no mercado, é vital adotar algumas atititudes. Realize pesquisas de mercado, conheça procedimentos adotados por outras empresas que são referência e que poderá adaptar em sua empresa, esteja sempre atualizado e procure inovar e reavaliar o andamento da sua empresa, aprenda com seus próprios erros. Mas,a chave para atingir esse diferencial é conhecer profundamente o seu público-alvo, seu cliente, conhecer suas necessidades e supri-las plenamente.
Mas vale ressaltar que os concorrentes fazem parte da rede de contatos, são os stakeholder e não inimigos, e por meio da concorrência, busca-se sempre melhorar, assim, tonando a empresa melhor e alavancando os negócios.
Comece a enxergar o lado positivo em situações que, primeiramente, temos a visão negativa e abrace esta ideia para torná-la o que irá distinguir sua empresa das demais!