Como a geração de relatórios mensais auxilia no balanço contábil?

Assim como pessoas físicas tem seus deveres contábeis para com o governo, as empresas também têm (exceto as microempresas e atividades rurais, tais instituições são isentas) compromissos previstos pelas normas contábeis, que estabelecem regras doutrinárias de conduta a serem seguidas pelos contadores, tais trabalhos estão previstos na Resolução CFC n° 560/83.

O Conselho Federal de contabilidade aplicou algumas mudanças às normas, referentes aos exercícios que tiveram início no ano de 2016, as quais são 18 alterações. Além dos pronunciamentos contábeis anunciados para 2016, dois outros são aguardados para o próximo biênio, o IFRS 9 e o IFRS 15, e podem ter reflexos já para o ano vigente, como os resultados da avaliação prospectivas dos impactos esperados.  Tal prospecção pode ser feita de forma comparativa com os relatórios dos anos anteriores em relação a situação econômica internamente e externamente à empresa, assegurando assim, a avaliação dos impactos das novas normas nas operações.

O Balanço Patrimonial, conforme a Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa, facilitando assim, o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. Como parte das obrigações contábeis das empresas está a conciliação dos saldos contábeis, que são comparações do saldo de uma conta com uma informação externa, de maneira que se comprove a exatidão do saldo em análise. As fontes podem ser extratos bancários, folhas de pagamento, controle de caixa, entre outros documentos como os relatórios e notas fiscais eletrônicas que são disponibilizadas por meio do sistema do CorporativoSupply, a fim de que as empresas possam usá-las como fonte de informações de verificação contábil. Embora as documentações sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, a administração das empresas dá preferência para a realização das mesmas mensalmente e trimestralmente, pois as demonstrações de resultados, podem ser utilizadas como indicadores de auxílio a decisões financeiras.

Para fins fiscais, procura-se evidenciar as origens de recursos que ampliam a folga financeira de curto prazo, e também a montar auxiliam a demonstração dos fluxos de caixa e a avaliação da capacidade da empresa em gerar fluxos positivos.

Para cada etapa do processo de balanço contábil, o sistema do CorporativoSupply fica à disposição de seus clientes, para o envio das documentações que comprovem as suas compras de suprimentos do dia a dia da empresa.

Leave a reply