Armazenamento de estoque: quais são os gastos para mantê-lo?

Descubra quais são os gastos envolvidos na hora de armazenar seu estoque!

Quem sabe quais são os custos envolvidos para manter o estoque? A principal função do estoque é garantir que quando necessário se terá o produto certo, na hora e local certo para finalizar uma venda. No entanto, corre-se o risco do estoque da empresa inchar, pela simples razão de precisar possuir produtos disponíveis para vender. Nesse sentido, a manutenção de um estoque não é barata, e na maioria dos casos, mercadoria parada é equivalente a dinheiro parado.

Os custos de manutenção de estoque podem ser categorizado em quatro principais, o custo de espaço, o custo de capital, o de serviço e o custo de risco.

Custo de espaço

O custo de espaço está relacionado a alugueis de armazéns e galpões. E podem possuir contratos mais simples ou mais complicados, geralmente os mais complicados estão ligados a cobranças por metro quadrado ocupado e a períodos de tempo a serem utilizados.

Custo de Capital

É atribuído ao capital diretamente investido no estoque e também no custo de oportunidade de não tê-lo investido em outra aplicação. Precisa relembrar o que é custo de oportunidade? Nós já falamos sobre isso aqui.

Custo de serviço

Custo de serviço engloba as taxas cobradas por serviços de gestão das mais variadas naturezas, os impostos decorrentes da armazenagem e uso do espaço e também, seguros da carga ali mantida.

Custo de risco

O custo de risco, este é o que mais está relacionado com a perca de recursos financeiros e ao prejuízo. Mercadorias podem estragar, se deteriorar ou até mesmo serem alvos de pequenos furtos. E além disso, correm o risco de tornarem-se obsoletas, como no caso de celulares e eletrônicos em que a evolução é muito rápida.

E para reduzir esses gastos é necessário ter uma gestão de estoque efetiva, que controle todos os produtos em estoque, que não permita perdas, que monitore todas as operações, que esteja preparada e que não trabalhe, somente, improvisando. E além disso, estar atento as demandas, prevendo-as e monitorar o sistema, a quantidade de produtos no estoque, as entradas e saídas.

Não deixe que o estoque seja um mais problema para o seu negócio, aprenda a controlá-lo e administrá-lo para que assim evite perdas e gastos desnecessários!

 

Leave a reply