Você já parou para pensar qual o tipo de relação entre o setor de vendas e a gestão de estoque? De que forma eles podem estar conectados? E como eles podem contribuir para o melhor desenvolvimento da sua empresa?
Com o aumento das tecnologias disponíveis nos dias de hoje, o modo como as pessoas e as empresas se comunicam e interagem tem melhorado de forma significativa. As informações fluem de forma mais rápida e dinâmica, o que contribui na forma como os clientes consomem os produtos e serviços, assim como percebem a eficiência e o valor das empresas.
Por isso, uma empresa que busca se destacar e manter-se ativa diante do mercado consumidor deve estar atenta ao comportamento e necessidades dos clientes e do mercado.
Desta forma, empresas que promovem a integração do setor de vendas e estoque, tendem a satisfazer as necessidades dos clientes de forma rápida e ágil, e contam com um diferencial competitivo diante dos concorrentes.
Neste momento que a previsão de vendas, associada aos processos da gestão de estoque, entra em cena. A previsão é fundamentada em dados e informações analisados por meio de modelos matemáticos, estatísticos e econômicos ou até mesmo subjetivos. A partir dos quais se antecipa o comportamento padrão futuro de determinadas características.
Logo, é a partir da previsão de demanda que toda a operação de suprimento e abastecimento de uma empresa acontece, isto é, ela será responsável por indicar a necessidade de reposição de estoques e atividades integradas, para que o produto ou serviço esteja disponível ao consumidor. O setor de vendas e de suprimentos devem, no entanto, andar sempre alinhados e integrados.
Mas como perceber se o setor de vendas e de suprimentos estão alinhados e trabalhando em conjunto?
Para identificar se os departamentos de vendas e suprimentos estão trabalhando de forma integrada, basta realizar um simples levantamento de quantos consumidores foram até a sua empresa e não efetivaram uma compra porque o produto pelo qual estavam procurando estava em falta no estoque. É simples!
Se você percebeu que este tipo de comportamento acontece com frequência no seu empreendimento, é hora de rever seus processos e previsões e buscar a integração entre os setores.
Afinal, este tipo de problema pode provocar: insatisfação dos clientes, redução na credibilidade do seu empreendimento, a não efetivação da compra, aumento no tempo de entrega das mercadorias, e consequentemente a perda de clientes. O que resulta na queda nos lucros, e prejuízos para a empresa.
Como permitir os setores trabalharem em conjunto? Confira as 5 dicas que poderão te auxiliar.
- Mantenha sempre os níveis de estoque atualizados no sistema;
- Fique atento quanto ao tempo de pedido e recebimento das mercadorias junto aos fornecedores
- Estabeleça reuniões frequentes para alinhamento das metas e estratégias de ambos os departamentos
- Crie um canal de comunicação ativo entre os colaboradores
- Monitore os resultados
Desta forma, os clientes estarão sempre satisfeitos, com suas necessidades e expectativas atendidas e a empresa terá merecido destaque no mercado em que atua, contando com resultados financeiros positivos e duradouros.