Nos desafios da vida empresarial, um dos mais difíceis é o de desempenhar o papel de gerente ou diretor. As responsabilidades aumentam consideravelmente e os caminhos e resultados de uma equipe começam a ser ditados pelas ações desses líderes. Pensando nisso, separamos quatro dicas que podem ajudar na rotina:
1 – Falar é importante. Ouvir é ainda mais.
Com certeza um dos maiores desafios na vida dos gerentes e diretores é saber conversar e ouvir os feedbacks da sua equipe. Se a conversa é unilateral, as chances de os resultados serem afetados são muito grandes, por isso é importante saber o que falar e quando falar.
2 – Saiba mediar.
Um bom ambiente de trabalho é onde as discussões são fomentadas e o trabalho evolui junto. Entretanto, é inevitável que em algumas vezes essas discussões fique um pouco mais acaloradas, afinal, opiniões contrárias podem surgir. Por isso, cabe ao diretor ou gerente saber como aproveitar essa discussão para melhorar o desempenho da equipe e amenizar qualquer sinais de mal entendimento que possam aparecer. A discussão deixa de ser boa quando se torna pessoal.
3 – Líder sempre. Dono nunca.
Não se engane, você não é dono de nenhum dos seus colaboradores. Por mais óbvio que isso possa parecer, muitos encaram cargos gerenciais como uma forma de mandar e desmandar em vários aspectos da empresa. Esteja ciente que tal comportamento é altamente prejudicial e pode destruir todos os resultados que sua empresa pode alcançar. Sem falar que o ambiente se torna mais um fator de preocupação para quem está inserido nele.
3 – Crie e fomente uma cultura de inovação
Muitas empresas pregam a inovação como um de seus pilares, mas na hora de colocar em prática, acabam não fazendo isso. Dar liberdade e tempo para que as ideias nasçam e cresçam é essencial para que a inovação passe de um pilar para uma ação natural dentro das companhias
E você, tem mais alguma dica para os gestores e diretores?