A palavra cliente teve sua origem na Roma Antiga, e representava um plebeu que se encontrava sobre proteção de um patrício. Assim como naquela época, sua empresa deve ser capaz de proteger o cliente de ter ainda mais problemas. Constatar compromisso e segurança ao chegar em uma empresa é um dos fatores que mais satisfazem o cliente. Por não identificar isso, muitas empresas vem perdendo os clientes não pelos concorrentes, e sim pelo mal atendimento.
Para que isso não seja uma falha fatal no seu negócio, separamos algumas dicas para aprimorar o processo de contato com o cliente:
Não tenha medo de Investir: Em tecnologia e treinamentos. A tecnologia é decisiva para melhorar seu atendimento, já que possui inúmeras plataformas e softwares que agilizam o processo para uma solução de problemas mais eficaz. Contudo, mesmo excelentes máquinas, não funcionam sem um bom operador. Invista também na capacitação de sua equipe, para que ela esteja cada vez mais preparada para servir. E que faça isso com o melhor ânimo e motivação possível.
Atenda de imediato: Esperar pode deixar um cliente em uma situação muito desconfortável. Nunca deixe alguém esperando. Se você perceber que pode demorar um pouquinho, peça, com muita gentileza, para que o cliente espere um momento e que já será atendido. Nunca fique em silêncio e o deixe sem entender nada. Se estiver ocupado com outras tarefas, pare. Sempre priorize o cliente!
Evite termos técnicos: No momento do atendimento é fundamental expor as informações de uma forma clara e objetiva. Não utilize terminologias técnicas. Por mais que você conheça os produtos que lida, seu cliente não tem a obrigação de compreendê-los. Isso pode causar constrangimento e insegurança ao consumidor. Por isso, evite o uso de siglas e abreviações. Perceba se sua locução foi bem interpretada. O objetivo geral de um atendente deve ser sempre o de solucionar, e não o de confundir.
Seja sincero: Ser sempre ético, íntegro e verdadeiro com todos os tipos de clientes é a chave para conquistar sua confiança. Só prometa prazos, horários e outros se realmente puder cumprir com sua palavra.
Nunca se esqueça de que um cliente satisfeito é uma das melhores propagandas que sua empresa pode ter!